12 de ago de 2009

Solar

O Greenpeace foi convidado por autoridades Austríacas para colocar um de seus banners numa usina nuclear. Improvável, mas verdade.

A usina nuclear de Zwentendorf nunca foi operada, e estava largada às traças desde os anos 70. a partir do final de julho, ela foi remodelada para operar como uma usina solar, e o banner do Greenpeace dizia, simplesmente, “Revolução Energética – Solução Climática”.

As operações da usina nuclear foram contestadas em 1978, e um referendo nacional selou seu uso. Bastões de combustível radioativo nuca foram inseridos no reator, que fica à beira do Danúbio, e portanto nunca chegou a produzir energia elétrica. Depois de décadas abandonada, um projeto de 1.2 milhão de Euros transformou as instalações da usina na maior usina solar da Áustria. Essa é uma clara declaração de que a única energia nuclear segura provém do sol.

Thomas Henningsen, chefe de campanhas climáticas do Greenpeace, recebeu da atriz americana Andie MacDowell o prêmio “Salve o Mundo”, numa cerimônia realizada na Áustria para celebrar a inauguração da usina. Esse prêmio é um símbolo da busca por novas fontes energéticas, que não agridam o clima da biosfera mundial e que representem novas soluções quanto a preservação e renovação ambiental.

“Entre todas as ameaças que sociedades e culturas mundiais estão sofrendo, acreditamos que as mudanças climáticas são as mais sérias”, disse Thomas. “Se não agirmos imediatamente, logo veremos bilhões de pessoas lutando por um gole de água, ou por um pedaço de terra no qual se assentar. Só isso já seria suficiente para colocar o mundo em pleno caos, mas além disso ainda perderíamos também metade de nossas espécies, todas as nossas florestas tropicais e recifes de corais.”

Fica a questão: se uma usina nuclear pode se tornar solar e segura, então por que não poderia todo o nosso sistema de energia ser transformado para funcionar sob formas seguras e renováveis?

A fonte é do Greenpeace International.

2 comentários:

  1. Mistérios, mais pelo menos estão procurando fontes alternativas e limpas.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Espero que façam disso uma constante, até que o mundo possa viver em energia segura e renovável.

    Abraços e volte sempre

    ResponderExcluir